"A mente que se abre a uma nova idéia nunca volta ao seu tamanho original." Albert Einstein

sábado, 6 de dezembro de 2008


Desejo a todos um maravilhoso Natal!

Fechado pra balanço.
Voltamos em breve.

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Prestação de Contas Reprovadas

A prestação de contas dos vereadores Bravin e Hossokawa não foram aprovadas. Com a reprovação, os parlamentares podem ter o mandato cassado pelo Ministério Público. Nas contas do vereador Bravin, a Justiça apontou que parte das despesas de campanha não foram comprovadas por meio de recibos eleitorais, o que contraria a legislação. O candidato apresentou declarações de gastos, na tentativa de substituir os recibos eleitorais, mas o material foi rejeitado pelo juiz eleitoral Alexandre Kozechen. Nas contas de Mário Hossokawa, a irregularidade encontrada foi a doação de mil reais, feita pela Unimed. De acordo com a resolução 22.715, do Tribunal Superior Eleitoral, os candidatos são proibidos receber doações de sociedades cooperativas. O prazo para recorrer da decisão do juiz eleitoral é de três dias, a partir da data de publicação da decisão. O prazo termina na terça-feira, pois na segunda-feira as zonas eleitorais estarão em recesso pelo Dia da Justiça.

Fonte: O Diário

São Francisco Irregular

"É assim, além de passar pelas regras municipais de instalação e funcionamento, este mesmo supermercado explora seus colaboradores, como são conhecidos os escravos da rede. Quantos funcionários, inclusive operadores de caixa, já não passaram cartão para ir pra casa e tiveram que ficar trabalhando sob ameaça de encarregadas? Quantas vezes nas reuniões internas já foi dito que este estabeleciento é o que melhor paga seus funcionários? Inúmeras e tem muita sujeira embaixo desse pano. Operadores de caixa que fazem serviço de reposição de mercadoria, operações do SAC e até limpeza! Sou testemunha X! E no fim de ano, que nem horário de almoço tem os colaboradores do São Chico. "Engula a comida e volta pra trabalhar!" No máximo 15 minutos para almoçar, final de ano é assim: almoço de 15 minutos, entrada 30 minutos antes do horário e sem hora pra sair! Enquanto isso o Sr. Nogaroli faz a sua Ceia farta em casa com a família!"

Comentário totalmente chupado do Blog do Rigon a respeito da postagem feita ontem, 4, sobre a irregularidade do Supermercado São Francisco que inaugurou em Londrina. Este comentário é sobre a rede aqui em Maringá. E tem muito cachorro nesse mato ainda!

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Dicionário da Politicagem

Impuniçãonidade: sinônimo de impunidade. Dita por Isadora Dassuan, personagem de Fernanda Souza, no programa global Toma Lá Da Cá. Normalmente usada por tipos de políticos como a vereadora eleita da Comunidade Porco Fumado. Políticos como ela se encontram aos montes por aí. Eles são semi-analfabetos, alguns tem sim curso superior, manipuladores, picaretas e que, para impressionar o eleitorado, gostam de falar difícil e uma vez ou outra soltam as perólas que existem em seus próprios vocabulários.
É como diz o meu querido sobrinho: "Para de risar no meu atrás!".
Não entendeu? Ele tem apenas 3 anos de idade e disse: "Para de rir pelas minhas costas!"

Meio Ambiente no Escuro

"Criada e recriada, a Secretaria do Meio Ambiente de Maringá é hoje um grande buraco escuro. Ainda não acredito mas as primeiras conversas dão conta de que poderá se juntar ao SMSP (Serviços Públicos) e virar novamente uma diretoria dentro de uma estrutura pesada e já complicada.(...)"

Leia na íntegra o comentário de Eliel a respeito da Secretaria do Meio Ambiente que poderá se extinguir em Maringá! É um absurdo, uma cidade como a nossa, com tantas árvores [podres, eu sei], com o Parque do Ingá, com o Horto ficar sem uma secretaria específica. Não só pelos parques, mas, pelo próprio mbiente que vivemos. Controle de ruído, reciclagem, fundos de vales, rios poluídos e muitos outros serviços que somente uma secretaris como a do Meio Ambiente pode fazer.

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Caso Belinati


Essa é a cara do eleitor de Londrina. Como já era de se esperar, mais uma vez, foi adiada a decisão a apreciação da Consulta 1.657, que servirá como orientação para resolver o problema das eleições municipais da cidade vizinha. E foi suspenso novamente devido a um pedido de vista do ministro Eros Grau. Ele prometeu retomar o caso na próxima terça-feira. E assim caminha a humanidade, para um buraco negro, onde as decisões são tomadas por um poder que mal se importa com as cidades da sua pátria. Paralelamente a esse julgamento, a defesa de Belinati já protocolou dois embargos de declaração para tentar reverter a decisão do TSE. Ambos têm como relator o presidente do tribunal, Carlos Ayres Britto, que comandou a votação que cassou o candidato no mês passado. Eles também devem ser apreciados na próxima terça-feira. Caso Ayres Britto mantenha a cassação – o que é o mais provável – os advogados de Belinati já informaram que vão levar o caso ao STF. Mais uma semana de aguardo.

Fonte: Gazeta do Povo

Vestibular da UEM

A Universidade Estadual de Maringá divulga, no dia 19 de dezembro, a lista com os aprovados no Vestibular de Verão. O resultado do concurso estará disponível para consulta no site da universidade, a partir das 10 horas da manhã. Os aprovados no concurso deverão efetuar a matrícula no período de 20 a 28 deste mês pela internet. O envio da documentação para a universidade pode ser feito até o dia 29, último prazo para a postagem. Ainda no dia 29, a UEM divulga a listagem de segunda chamada dos aprovados que terão de fazer a solicitação de vagas nos dias 5 e 6 de janeiro. Todos os aprovados, tanto neste Vestibular de Verão quanto no Vestibular de Inverno, realizado em julho deste ano, terão de fazer a confirmação de matrícula entre os dias 2 e 10 de fevereiro.

Fonte: O Diário

Sessão da Camâra 02/12/2008 (2)

ITEM 10 - REQUERIMENTO N. 3351/2008, de autoria do Vereador Mário Verri, solicitando ao Prefeito Municipal que informe a esta Casa de Leis, para fins de esclarecimento público, se a Municipalidade já dispõe de projeto para a implantação de mecanismo adequado para o embarque e desembarque de passageiros portadores de necessidades especiais no Aeroporto Regional de Maringá Sílvio Name Júnior, visto que até o momento este procedimento ainda é feito de forma braçal, inclusive sob sol e chuva, o que tem causado muitos constrangimentos aos usuários. (Aprovado com 10 votos) EM DISCUSSÃO ÚNICA

Fonte: Camâra Municipal de Maringá

Esse requerimento do Vereador Mário Verri é muito importante, pois trata dos direitos das pessoas com necessidades especiais. Observando, ainda, que essas pessoas vêm passando por constrangimentos na hora do embarque e desembarque, é necessário pressa para as adequações necessárias no Aeroporto. Dando ênfase ao requerimento do vereador, deve-se dar maior atenção a todos os acessos, não só no Aeropoto, mas nos prédios, shoppings, teatros e até mesmo para circulação dos portadores nas ruas de Maringá.

Sessão da Camâra 02/12/2008

ITEM 2º - PROJETO DE LEI N. 11.092/2008, de autoria do Poder Executivo, proibindo a comercialização de bebidas alcoólicas nas imediações dos estabelecimentos de ensino superior de Maringá (REGIME DE URGÊNCIA ESPECIAL). (Aprovado com 11 votos) EM SEGUNDA DISCUSSÃO

ITEM 5º - PROJETO DE LEI N. 10.053/2006, de autoria do Vereador Dorival Dias, dispondo sobre a celebração de acordo individual para o pagamento da trimestralidade. (Retirado de pauta por três sessões) EM PRIMEIRA DISCUSSÃO

Fonte: Camâra Municipal de Maringá

ITEM 2º: Com certeza essa medida vai causar muitos prejuízos aos donos dos estabelecimentos. O que petende o Poder Executivo com o esse projeto de lei? A pergunta fica no ar.

ITEM 5º: No ano passado, os servidores insatisfeitos com os acordos propostos (pagar apenas 10% do valor total devido), invadiram a Prefeitura num ato de protesto. Essa proposta do Vereador é inconstitucional e não permitido judicialmente. Quem faz o acordo entre Prefeitura e servidores é apenas o sindicato, o SISMMAR. Existe uma lei maior que a municipal que não permite esse tipo de votação da Camâra.

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Sessão da Camâra

Acontece agora na Camâra Municipal de Maringá votações para projetos de lei e requerimentos. Um dos projetos é a proibição de venda de bebidas alcoólicas nas proximidades das intituições de ensino superior de Maringá, de autoria do próprio Poder Executivo. E um dos requerimentos pede que seja informado à Camâra se existe previsão para implantação de "mecanismos" de embarque e desembarque que facilite a vida dos deficientes físicos no Aeroporto de Maringá, já que para embarcar e desembarcar aqui é necessário pegar sol e chuva. Esse requerimento é de autoria do vereador Mário Verri. Ele diz que os usuários com necessidades especiais tem passado por constrangimentos. Vamos acompanhar.

Caso Belinati

Expectativa no caso Belinati. Deve ser julgado hoje, 2, no TSE, o caso de Piauí, que servirá de base para decidir situações como a do prefeito eleito e cassado Antonio Belinati de Londrina. A sessão começa às 19 horas e dos três ministros que votaram, todos são a favor de m novo egundo turno. Lembrando que para que haja uma decisão deve haver unanimidade entre os ministros. Vamos aguardar.

Novas Secretarias Velhas

A tragédia já era anunciada e hoje foi confirmada. O Sr, Prefeito divulgou hoje o nome dos "novos" secretários municipais. E como já era de se esperar o povo terá que engolir os velhos novos moradores da casa. E são eles: Ulisses Maia, chefe de gabinete, e Antônio Carlos Nardi, da Secretaria da Saúde, foram mantidos no cargo. Administração: José Roberto Ruiz; Imprensa: Diniz Neto; Controle Urbano: Walter Progiante; Cultura: Flor Duarte; Desenvolvimento Econômico: Valter Viana; Educação: Márcia Socreppa; Coordenação de Gestão: José Luiz Bovo; Mulher: Terezinha Pereira; Planejamento: Jurandir Guatassara; Procuradoria-Geral: Luiz Manzato; Relações Institucionais: Luiz Sorvos; Saúde: Antônio Carlos Nardi; Superintendente do Aeroporto: Marcos Valêncio; Serviços Públicos: Vagner Mússio; Transportes: Walter Guerlles; Urbamar: Fernando Antônio Maia Camargo.
O secretariado ainda não está completo, o Sr. Prefeito espera resposta de alguns convites.

Fonte: Gazeta do Povo

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Adeus ou Até Breve

"Estive lá [na CAPSEMA] nesse período não representando meus interesses individuais - como ví alguns fazé-lo, nem tampouco em promoção pessoal ou cargos - que também haviam, mas na CAPSEMA procurei representar e defender as necessidades e ansiedades das quase 20 mil pessoas que tem de alguma forma uma ligação com a CAIXA DE PENSÃO E DE APOSENTADORIAS."

Leia na íntegra a despedida de Eliel do Conselho Administrativo da CAPSEMA.

Crianças Desaparecidas

Convênio entre Secretaria da Segurança Pública e Polícia Rodoviária Federal é firmado para procura de crianças desaparecidas no Estado e ações preventivas. O acordo foi assinado na manhã desta segunda-feira, 01, na Biblioteca Pública do Paraná, junto com o lançamento do gibi “Turminha da Segurança”, criado pelo Serviço de Investigação de Criança Desaparecida, para dar dicas de segurança para as crianças. “O Paraná tem excelência no atendimento e prevenção a crimes contra a criança. Fomos pioneiros em criar núcleos de polícia específicos para esses delitos. A parceria com a Polícia Rodoviária Federal vai aumentar a nossa estrutura de proteção para as crianças”, afirmou o secretário da Segurança Pública, Luiz Fernando Delazari.

Fonte: Agência Estadual de Notícias

Erro na Construção

A constatação do laudo técnico da Defesa Civil sobre o desabamento das sacadas do Don Geronimo, divulgado na manhã desta segunda-feira, aponta erros na contrução do edifício. A queda aconteceu durante a madrugada e não deixou feridos. Entre os erros na contrução apontados pelo laudo está o rebaixamneto das ferragens e sobrecarga da marquise, e ainda havia alteração do tamanho das sacadas, que estava superior ao que consta no projeto. A Defesa Civil afirma que as hipóteses levantadas pela Comissão precisam ser comprovadas pela realização de ensaios laboratoriais complementares, por isso, em breve, será apresentado um laudo técnico conclusivo. A Comissão que realizou o laudo é formada por quatro engenheiros civis do Sindicato da Construção Civil de Maringá, UEM, Prefeitura Municipal de Maringá e Defesa Civil. A Comissão diz ser favorável a demolição do restante das sacadas, que os moradores já tinham aprovado.

Fonte: Gazeta do Povo

Protesto

Os universitários reivindicam a criação de um espaço público para a confraternização de estudantes e vestibulandos. “Essa política repressora e proibitória somente está afastando os vestibulandos de nossa universidade”, é o que afirma Phillip Natal, um dos organizadores do protesto que ocooreu hoje às 13 horas. O movimento é contra a lei seca no entorno da Universidade Estadual de Maringá durante o vestibular da instituição. Natal acredita "que não é proibindo e colocando a Polícia Militar nas ruas que iremos resolver o problema do som alto e das algazarras que realmente existem no entorno da UEM."
Todo esse esquema deve ser bem avaliado pelas autoridades, já que nas últimas semanas o DCE pediu a liberação da Vila Olímpica para que ocorresse as festas, mas não houve acordo e a força-tarefa está atuando durante o Vestibular de Verão, que começou no domingo, 30, e vai até terça-feira, 2.